Institucional

A UNIÃO é mais que uma marca, é uma presença constante no dia a dia da sua família há muitas gerações. Aqui você pode conhecer mais sobre a nossa essência e sobre os nossos cem anos de história, escritos com muito sabor.

A imagem foi disseminada pela novela da TV – e é ela que vem primeiro à mente quando se fala em imigração italiana no Brasil: o horizonte coberto de pés de café, a paisagem iluminada pelo sol e uma gente forte, de rosto afogueado, trabalhando de enxada na mão. Entre personagens e familiares às turras no dia a dia, o enredo sempre romantizou o destino desses colonos que, particularmente nos anos 1800, saíram em levas de várias regiões da Itália atrás de um futuro diferente.


Giuseppe e Nicola Puglisi Carbone chegaram à capital paulista por volta de 1886. Os irmãos Puglisi Carbone – como ficaram conhecidos pela colônia italiana – vieram ao Brasil com grande visão empreendedora. Por isso, convenceram pequenos refinadores de açúcar a deixar de lado as rivalidades e a concorrência para se unirem em torno de uma única empresa. O objetivo era desenvolver o comércio do açúcar, além de garantir a qualidade da produção. Em outubro de 1910, já estava tudo organizado para darem início à Companhia UNIÃO dos Refinadores. Depois, perceberam a oportunidade de incorporar o café ao negócio, mudando sua razão social para Companhia UNIÃO dos Refinadores – Açúcar e Café. A fábrica ocupava uma área de 6.300m2 na Alameda Barão do Rio Branco, 59, São Paulo, e contava com 150 empregados, além de dezenas e dezenas de distribuidores e carregadores que vendiam em domicílio. A empresa tinha duas filiais, uma na Rua da Consolação e outra na Avenida Rangel Pestana.


Em 1939, a Companhia UNIÃO, já consolidada como a produtora da mais importante marca de açúcar de São Paulo, começou a investir na infraestrutura industrial em prol da vocação pela inovação, adquirindo a Açucareira Santista. Nas proximidades do Porto de Santos, a localização era estratégica, facilitando o transporte do açúcar.


Em 1958, inaugurou o União Docelar, a primeira cozinha experimental do País – e, dois anos depois, lançou o Caderno de Receitas União – que daria início a mais uma história de sucesso, um elo efetivo entre a marca e seus consumidores.


A partir de 1973, após uma gestão de êxito de José Ferraz, sócio-presidente à época, o controle acionário da companhia passa para a Cooperativa de Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo, Copersucar. De certa forma, era como se a UNIÃO voltasse ao início de sua história, quando os irmãos Puglisi Carbone promoveram a aliança de diversos produtores em torno de uma empresa.


Em 2005, a marca UNIÃO foi adquirida pela NovAmérica, inicialmente voltada para o mercado industrial. E nas mãos de novos donos a União continuou sua trajetória como a marca de açúcar preferida dos brasileiros.


Em junho de 2009, a gigante Cosan – uma das maiores empresas do setor sucroalcooleiro no mundo e detentora da licença de uso das marcas Esso e Mobil no Brasil, entre outras atividades – incorporou as unidades industriais, comerciais e portuárias da NovAmérica e, com isso, assumiu também a marca UNIÃO.


Já em 2010, a UNIÃO investiu na diversificação e ampliou ainda mais sua carteira de produtos, visando atender a públicos cada vez mais variados. Foram lançados no varejo os produtos União Orgânico, União Demerara e União Diet, além da expansão da linha food service.


A linha food service que já contava com o Açúcar Líquido Invertido passou a ter Açúcar Impalpável, Creme Confeiteiro e Fondant União Pró. Produtos de alta performance elaborados com matérias-primas diferenciadas para possibilitar um excelente resultado nas receitas produzidas em padarias, confeitarias, sorveterias e doçarias, entre outros.


Ao longo da sua história a marca UNIÃO manteve sua principal característica: garantir o melhor produto para seus consumidores!

Em 1939, a Companhia UNIÃO, já consolidada como a produtora da mais importante marca de açúcar de São Paulo, começou a investir na infraestrutura industrial em prol da vocação pela inovação, adquirindo a Açucareira Santista. Nas proximidades do Porto de Santos, a localização era estratégica, facilitando o transporte do açúcar.


Em 1958, inaugurou o União Docelar, a primeira cozinha experimental do País – e, dois anos depois, lançou o Caderno de Receitas União – que daria início a mais uma história de sucesso, um elo efetivo entre a marca e seus consumidores.


A partir de 1973, após uma gestão de êxito de José Ferraz, sócio-presidente à época, o controle acionário da companhia passa para a Cooperativa de Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo, Copersucar. De certa forma, era como se a UNIÃO voltasse ao início de sua história, quando os irmãos Puglisi Carbone promoveram a aliança de diversos produtores em torno de uma empresa.


Em 2005, a marca UNIÃO foi adquirida pela NovAmérica, inicialmente voltada para o mercado industrial. E nas mãos de novos donos a União continuou sua trajetória como a marca de açúcar preferida dos brasileiros.


Em junho de 2009, a gigante Cosan – uma das maiores empresas do setor sucroalcooleiro no mundo e detentora da licença de uso das marcas Esso e Mobil no Brasil, entre outras atividades – incorporou as unidades industriais, comerciais e portuárias da NovAmérica e, com isso, assumiu também a marca UNIÃO.


Já em 2010, a UNIÃO investiu na diversificação e ampliou ainda mais sua carteira de produtos, visando atender a públicos cada vez mais variados. Foram lançados no varejo os produtos União Orgânico, União Demerara e União Diet, além da expansão da linha food service.


A linha food service que já contava com o Açúcar Líquido Invertido passou a ter Açúcar Impalpável, Creme Confeiteiro e Fondant União Pró. Produtos de alta performance elaborados com matérias-primas diferenciadas para possibilitar um excelente resultado nas receitas produzidas em padarias, confeitarias, sorveterias e doçarias, entre outros. Em 2011 essa linha União Pro foi descontinuada.


Ao longo da sua história a marca UNIÃO manteve sua principal característica: garantir o melhor produto para seus consumidores!


Em 2012, a marca foi adquirida pela empresa Camil.


RECEITA DE VIDA POR UM MUNDO MAIS DOCE.


Pegue milhões de brasileiros que nunca deixaram uma data passar em branco. Mesmo que a data seja dia de nada.


Adicione pais, filhos, amigos, vizinhos, colegas de trabalho sempre prontos para se reunir e celebrar.


Repita a mesma medida, acrescentando todos os amigos da internet.


Misture bem e vá acrescentando delicadamente: amor, respeito, confiança, lembranças de infância, sonhos, carinho, desejos e muitas risadas gostosas.


Cubra com camadas generosas de afeto.


Divida em partes iguais. E sirva.


Esta receita rende uma vida mais doce.


E onde tem doce tem União.